LARA CRISTINE MAZON 30 ANOS DEDICADOS À MÚSICA

LARA CRISTINE MAZON 30 ANOS DEDICADOS À MÚSICA

Lara Cristine Mazon nasceu em Francisco Beltrão no dia 26 de junho de 1971. Filha de Valdemar e Rainilde Terezinha Mazon. É casada com Ricardo Lustosa e é mãe de João Gabriel Neto e Maria Eduarda Gabriel, avó de Helena Lara Mazon Gabriel. Lara tem 30 anos de música e 20 anos de escola Musiarte.

Lara tinha apenas cinco anos de idade quando começou a fazer aula de música no Conservatório Musical de Francisco Beltrão. Valdemar era bancário e na época mudava bastante de cidade, para Lara fazer as aulas foi morar com a avó Antônia Mazon, ou Vó Tonha como chamava. Inicialmente as aulas de música tinham objetivo de preencher o tempo da menina e no começo ela fez musicalização e piano com as professoras Claudia Cirino. Aos sete anos passou a fazer apenas piano com a professora Lurdes Santos, continuou até os 14 anos e só parou porque começar estudar na escola regular em tempo integral.

Aos 17 anos Lara prestou vestibular para Odontologia em Ponta Grossa, mas não passou. Então ficou noiva e logo se casou, algumas semanas depois foi chamada na universidade, mas como estava casada desistiu. "Foi aí que ganhei um piano e conclui a minha formação em música pelo Conservatório. Na formação completa fiz também Teclado, Violino, História da Música, Harmonia, Teoria Musical, Solfejo. Já estava fazendo estágio e dava aulas de música”, conta Lara.

Logo depois sua colega Angela Salvadori abriu a Escola de Música Musiarte e convidou Lara para dar aulas. Alguns anos depois Angela resolveu se mudar para Curitiba, pois ia se casar e ofereceu a escola para Lara. “Eu tinha acabado de me divorciar e não queria deixar a escola fechar, nós fizemos um acordo e acabei comprando a Musiarte que era no bairro da Cango. Eu tinha uma casa no bairro Alvorada e resolvi trazer a escola para sair do aluguel. Fiquei lá durante 15 anos e então mudei a escola para o endereço atual. Quando levei a escola para o Alvorada recebi muitos alunos novos e nenhum dos que já estava desistiu pelo fato de ter mudado de endereço”, relata a professora.

Durante a pandemia a escola continuou, pois as aulas são individuais ou pequenos grupos, sempre tomando os devidos cuidados. Algumas pessoas passaram a fazer aulas para ocupar seu tempo, a música ajudou muitas pessoas a enfrentarem a situação.

Logo depois do divórcio Lara passou por diversos problemas e teve inclusive início de depressão, mas por causa da música ela superou cada dificuldade que surgiu. A música fez com que ela reagisse e continuar dando aulas, sempre com muita alegria. “A música cura, trabalha a sensibilidade, a socialização, desperta sentimentos. Ela é uma terapia para quem ensina e para quem faz aulas. A música tem este poder de transformar a vida das pessoas. A felicidade que ela proporciona a mim e as pessoas que ouvem música é a minha motivação diária”, enfatiza a professora de música.
Mesmo passando por muitas situações difíceis durante estes 30 anos de carreira ela nunca desistiu. Sempre contou com o apoio da família e de sua equipe de professores que trabalha em harmonia. Lara costuma dizer que não é possível fazer nada sozinho e sua equipe e família são o suporte que ela precisa para continuar. Especialmente com a chegada da neta ela encontra motivos para ensinar música. Através da música ela educou os filhos, proporcionou que fizessem faculdade e nunca faltou nada em casa.
Lara sempre trabalhou com música e afirma que não saberia fazer outra coisa da vida. Ela conta que na adolescência gostava muito de esportes e não se imaginava vivendo de música, nem pensava que um dia teria uma escola. “Tudo aconteceu naturalmente e no momento certo, a música me escolheu e eu sei que é minha missão de vida ajudar as pessoas através da minha arte. Enquanto Deus me der saúde eu vou levar a música para as pessoas”, finaliza Lara.

Produção textual: July Ioris

Projeto Conhecendo o Artista como Ele é

















FAVORINO CARLOS FAVÃO DOS SANTOS - 30 ANOS DE CARREIRA

FAVORINO CARLOS FAVÃO DOS SANTOS 30 ANOS DE CARREIRA

Favorino Carlos Favão dos Santos nasceu em Francisco Beltrão no dia 02 de agosto de 1969. Filho de Maria dos Santos, casado com Elaine Rech e pai de Shelzea e Dieyne. Favão é cantor, compositor, locutor de rádio e já tem mais de 30 anos de carreira.

Aos 13 anos de idade quando estava na escola Favorino começou a cantar e se apresentava para os colegas em festividades escolares. Aos 15 anos começou participar de festivais de música, sempre cantando músicas sertanejas teve êxito em alguns e recebeu prêmios. Ele se apresentou no show de Sidnei Lima para um público de 15 mil pessoas em frente ao Só da Roça.

Logo depois ele conheceu vários políticos e até se candidatou a vereador em duas oportunidades. Foi trabalhar no jornal Folha do Sudoeste durante um ano e depois se mudou para São Paulo onde começou a trabalhar como locutor em rádios comunitárias e aliado ao trabalho também atuava em jornais. Depois de cinco anos na capital paulista retornou a Francisco Beltrão.

Em Beltrão Favão montou o jornal Mel de Bom e passou a trabalhar com fantoches. Na época ele fazia publicidades para o comércio. “Sempre tive muito sucesso na profissão em todas as áreas que atuei”, diz Favorino.

Em 1996 ele foi trabalhar na Rádio Educadora com Artêmio Sutile no programa Parada 1060, trabalhou também na Rádio Princesa AM. Neste mesmo período começou a preparar seu primeiro CD, que foi lançado no ano 2000. “Foi um grande sucesso e um ano depois já lancei o segundo CD, com a música de sucesso “Menina de Rua” que foi gravada com o Musical Som Sete. Em 2003 já lancei o CD de número 3 e um ano depois fiz um remix dos três primeiros CDs. Já em 2005 veio o quinto CD e seu livro “As Aventuras de Favão” e depois para atender pedidos gravei um CD de músicas Gaúchas. Todos os meus discos com músicas autorais e composições próprias”, relata Favão.

Em 2007 veio o sétimo CD somente com músicas românticas, inspirado por Amado Batista e Paulo de Paula, Favão gravou vários clipes com suas músicas, os clipes podem ser acessados no youtube. Favão ficou oito anos na TV Beltrão com o programa “Pesca & ria” onde mostrava pontos turísticos e de lazer da região. No programa ele tinha a mascote “Mel”, uma abelhinha que participava da programação e interagia com Favão.

Atualmente Favorino atua no jornal das Torres e na Web Rádio das Torres, além de fazer carro de som e marketing de empresas. A rádio completa um ano no ar no dia 15 de outubro e tem programação 24 horas, Mel continua ao lado de Favão. Ao todo foram oito CDs, um livro, programas de Rádio e TV, jornal e uma carreira de mais de 30 anos. Favão conta que sempre gostou de cantar e nunca almejou fama, apenas satisfação pessoal.

Ele sempre usa roupas brancas e se tornou uma marca dele. “Eu uso branco para chamar atenção, algumas vezes faço combinações de casaco ou gravata de outra cor. Tenho mais de 40 gravatas e gosto de combinar elas com um casaco, mas sempre com branco, uma jogada de marketing”, finaliza Favão.

Produção de texto: July Ioris

Projeto Conhecendo o Artista como Ele é

 












 

GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER

  GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER Guilherme Antônio Pariz Lima nasceu no dia 02 de março de 1999 em Francisco Beltrão-PR, filho de Anto...