Lara Cristine Mazon nasceu em Francisco Beltrão no dia 26 de junho de 1971. Filha de Valdemar e Rainilde Terezinha Mazon. É casada com Ricardo Lustosa e é mãe de João Gabriel Neto e Maria Eduarda Gabriel, avó de Helena Lara Mazon Gabriel. Lara tem 30 anos de música e 20 anos de escola Musiarte.
Lara tinha apenas cinco anos de idade quando começou a fazer aula de música no Conservatório Musical de Francisco Beltrão. Valdemar era bancário e na época mudava bastante de cidade, para Lara fazer as aulas foi morar com a avó Antônia Mazon, ou Vó Tonha como chamava. Inicialmente as aulas de música tinham objetivo de preencher o tempo da menina e no começo ela fez musicalização e piano com as professoras Claudia Cirino. Aos sete anos passou a fazer apenas piano com a professora Lurdes Santos, continuou até os 14 anos e só parou porque começar estudar na escola regular em tempo integral.
Aos 17 anos Lara prestou vestibular para Odontologia em Ponta Grossa, mas não passou. Então ficou noiva e logo se casou, algumas semanas depois foi chamada na universidade, mas como estava casada desistiu. "Foi aí que ganhei um piano e conclui a minha formação em música pelo Conservatório. Na formação completa fiz também Teclado, Violino, História da Música, Harmonia, Teoria Musical, Solfejo. Já estava fazendo estágio e dava aulas de música”, conta Lara.
Logo depois sua colega Angela Salvadori abriu a Escola de Música Musiarte e convidou Lara para dar aulas. Alguns anos depois Angela resolveu se mudar para Curitiba, pois ia se casar e ofereceu a escola para Lara. “Eu tinha acabado de me divorciar e não queria deixar a escola fechar, nós fizemos um acordo e acabei comprando a Musiarte que era no bairro da Cango. Eu tinha uma casa no bairro Alvorada e resolvi trazer a escola para sair do aluguel. Fiquei lá durante 15 anos e então mudei a escola para o endereço atual. Quando levei a escola para o Alvorada recebi muitos alunos novos e nenhum dos que já estava desistiu pelo fato de ter mudado de endereço”, relata a professora.
Durante a pandemia a escola continuou, pois as aulas são individuais ou pequenos grupos, sempre tomando os devidos cuidados. Algumas pessoas passaram a fazer aulas para ocupar seu tempo, a música ajudou muitas pessoas a enfrentarem a situação.
Logo depois do divórcio Lara passou por diversos problemas e teve inclusive início de depressão, mas por causa da música ela superou cada dificuldade que surgiu. A música fez com que ela reagisse e continuar dando aulas, sempre com muita alegria. “A música cura, trabalha a sensibilidade, a socialização, desperta sentimentos. Ela é uma terapia para quem ensina e para quem faz aulas. A música tem este poder de transformar a vida das pessoas. A felicidade que ela proporciona a mim e as pessoas que ouvem música é a minha motivação diária”, enfatiza a professora de música.
Mesmo passando por muitas situações difíceis durante estes 30 anos de carreira ela nunca desistiu. Sempre contou com o apoio da família e de sua equipe de professores que trabalha em harmonia. Lara costuma dizer que não é possível fazer nada sozinho e sua equipe e família são o suporte que ela precisa para continuar. Especialmente com a chegada da neta ela encontra motivos para ensinar música. Através da música ela educou os filhos, proporcionou que fizessem faculdade e nunca faltou nada em casa.
Lara sempre trabalhou com música e afirma que não saberia fazer outra coisa da vida. Ela conta que na adolescência gostava muito de esportes e não se imaginava vivendo de música, nem pensava que um dia teria uma escola. “Tudo aconteceu naturalmente e no momento certo, a música me escolheu e eu sei que é minha missão de vida ajudar as pessoas através da minha arte. Enquanto Deus me der saúde eu vou levar a música para as pessoas”, finaliza Lara.
Produção textual: July Ioris