FAMÍLIA AZZOLINI
Thairine Azzolini Sai e Thaina Azzolini Braz são filhas de Aroldo Azzolini e Ivanilde Dalsasso Azzolini. Thairine nasceu no dia 01 de maio de 1991 e em Francisco Beltrão e é casada com Luciano Sai, Thaina nasceu no dia 16 de julho de 1993, é casada com Jeferson Buenavista e mãe de Lorenzo. Eles são a Família Azzolini. Uma banda que tem um estilo próprio e toca diversos ritmos musicais, especialmente no que se trata de família, mas desde que Lorenzo nasceu Ivanilde deixou de lado a banda e assumiu o papel de avó.
As meninas do seu Aroldo, como a maioria das pessoas têm o costume de chamar, são as precursoras da banda, mas o talento vem de berço. Aroldo sempre foi ligado à música, durante 18 anos ele tocou numa banda de baile chamada Musical Atlântidas e só parou quando Thaina nasceu. Em casa o pai percebeu que as filhas tinham talento para a música, eles sempre ouviam música de Tonico e Tinoco, Grupo ABBA, Sertanejo Raiz. Desde pequena Thairine era bem afinada e cantava, apesar da timidez, Thaina, porém, não tinha a mesma afinação. Mas quando Thaina tinha seis anos de idade estava passando na televisão a novela “Terra Nostra”, ela fez um solo no teclado da música “O Sole Mio” de José Augusto.
Aroldo e Ivanilde percebendo o talento das filhas decidiram inscrevê-las na escola de música Arte e Som. Thaina foi fazer aulas de piano, mas Thairine era muito tímida e não queria, foi então a irmã convidou ela para fazer aula de violino, pois as apresentações eram em grupo e ela não precisava ter medo do público. Na primeira aula Thairine se apaixonou pelo instrumento e pediu para o pai comprar um violino para ela.
Aroldo trabalhava com gráfica e atendeu dirigentes de uma comunidade do interior de Francisco Beltrão que foram confeccionar ingressos para um almoço. Ele aproveitou para perguntar se eles já tinham contratado uma banda para animar a matinê. “Eu contratei para nós irmos tocar lá no almoço, pois eu confiava no talento da família, mas o detalhe é que nós tínhamos apenas os instrumentos que costumávamos usar para tocar em casa. Foi então que eu precisei comprar os demais aparelhos como microfones, caixas, mesa de som, enfim, todo o resto”, conta Aroldo.
A Família montou repertório, realizava ensaios diários após o almoço, se desdobraram para em 40 dias deixar tudo pronto para seu primeiro evento que aconteceu no dia 26 de janeiro de 2006 na comunidade do KM 26. Eles ainda não tinham nome, carregavam tudo numa Van que Aroldo usava também na gráfica e eles mesmo que montavam, desmontavam e descarregavam a van, e foi assim por muitos anos. Thairine no Violino e Voz, Thaina Teclado, Gaita e Voz, Aroldo Violão, Guitarra e Voz e Ivanilde tocava Percussão. Depois do primeiro evento Aroldo contratou outros até que um dia alguém perguntou o nome da banda e um amigo deles falou: ”Eles são a Família Azzolini” e o nome ficou até hoje.
Em 2008 decidiram tornar a banda profissional, Thairine estava indo para a faculdade e dois anos depois Thaina também iria e elas precisavam de recursos para pagar os estudos. “Fizemos o inverso de algumas pessoas que deixam a música de lado e vão trabalhar em outra área para pagar os estudos. Decidimos que a banda deveria durar até que as duas estivessem formadas e depois cada uma seguiria sua profissão”, explica Thaina.
Mas não foi bem isso que aconteceu, Thairine formada em Nutrição e Thaina formada em Medicina Veterinária, não pararam com a banda e o talento musical falou mais alto. Aos poucos perceberam que precisavam de mais integrantes para tocar e também de pessoas para ajudar nos bastidores do palco. Hoje a Família Azzolini conta com Aroldo na Guitarra e Voz, Thairine Violino e Voz, Thainá na Gaita e voz, Luan Henrique Garcia Gaita, Luciano Alcantara Teclado e Voz, Rudi Gomes Violão e Viola, Deni Guilherme Contrabaixo e Jaerson Faleira na Bateria.
A Família Azzolini toca músicas de vários estilos, principalmente Italiano, Gaúcho, Sertanejo Raíz, músicas religiosas, alguns clássicos internacionais eternizados nas vozes de Grupo ABBA, e vão se adequando conforme o evento, como eles costumam definir “tocamos música para as famílias”. Por se tratar de uma banda família eles procuram passar mais emoção e cantam músicas que alimentam a alma, desta forma, sempre que se apresentam recebem diversas pessoas que relatam sua emoção durante o evento.
“Depois das apresentações sempre recebemos as pessoas para fazer fotos e a maioria delas nos conta que se emocionou com as músicas e especialmente com as lembranças que cada música trouxe. Isso nos motiva diariamente, ver pessoas chorando de emoção, sentir o carinho que elas transmitem, é o maior incentivo para seguir em frente. Costumo dizer que o mais importante é fazer o simples que toca os corações do que fazer o extraordinário que não mexe com os sentimentos”, Diz Thaina.
A cumplicidade delas é percebida tanto no palco como fora dele, Thairine que sempre foi mais tímida aos poucos venceu o medo e se apresenta na frente do palco junto com a irmã, mas elas destacam a importância de cada músico que faz parte da Família Azzolini e daquelas pessoas que dificilmente são vistas, pois ficam nos bastidores. “As pessoas percebem o carinho e cumplicidade que existe entre nós, somos mais do que uma banda, somos uma grande família. Cada um dos meninos é importante para que o nosso show aconteça”, emocionada relata Thairine.
Em 2011 Foi gravado o primeiro CD com músicas gaúchas, em 2018 o Clipe da música “Esquilador” recebeu a melhor votação do público na internet, no ano de 2019 foi lançado o CD com músicas Italianas. A Família está com um projeto para realizar apresentações com músicas que trazem uma mensagem de esperança e otimismo. “Quando tudo isso passar e pudermos voltar a realizar shows queremos tocar músicas para renovar, motivar e incentivar as pessoas, para que elas percebam que tudo vai voltar ao normal. A música é o alimento da alma, ela faz bem para tudo, especialmente se ela toca na emoção das pessoas”, conclui Thaina.









Nenhum comentário:
Postar um comentário