JOÃO MIECOANSKI - GAITEIRO (IN MEMORIAM)

 

JOÃO MIECOANSKI - GAITEIRO 

(In Memoriam)

 

João Miecoanski nasceu em Erechim-RS no dia 15/04/1925. Chegou a Francisco Beltrão em 1949, ainda chamada na época de Vila Marrecas, acompanhado da esposa Leocádia Opolski e da filha Neusa, aqui nasceram mais cinco filhos: Neuza, Sérgio, Euzébio, Adelar e Altair. A família residiu na Avenida Júlio Assis, em um casarão de madeira no local onde atualmente esta localizada a agencia da Caixa Econômica Federal e em 1970 foi morar na localidade de Santa Barbara.

 Trouxe do Rio Grande do Sul, a família, a pouca bagagem e o inseparável acordeom, que fazia relembrar das tradições de sua terra.

João Mieconaski com esposa Leocadia, com a pequena Neuza no colo, e amigos músicos em 15 de agosto de 1950 na 1º Festa de Nossa Senhora da Gloria, Padroeira de Francisco Beltrão.

Conseguiu na época terreno da Colônia Agrícola Nacional General Osório, na Comunidade de Santa Barbara, interior do Município de Francisco Beltrão, onde passaram a residir seus pais, Adão e Miguelina Miecoanski, com as filhas Josefa e Francisca.


Com sua “gaita” João Miecoanski tocava em bailes, festas e até casamentos, geralmente acompanhado de um violão e pandeiro.

 

“Nos bailes, o assoalho rangia por as taboas serem precárias”

 

Na cena social beltronense tocou em bailes de carnaval em locais de encontro da sociedade como Bar Azul, Bar do Zanatta, Salão do Raciel, Clube Machado, Salão do Menegari.


João além de ganhar dinheiro tocando seu acordeom, também transportou mudanças com sua carroça entre 1949 e 1956, ano em que associou-se com os cunhados Júlio  e Estevam Opolski, quando fundaram a Comercial Opolski, João trabalhava no Posto Atlantic de 1958 a  1969, trabalhando também como motorista para a empresa da qual era sócio. De 1970 a 1993 possuiu um moinho, onde trabalhou com moagem de trigo na Comunidade de Santa Barbara.

 

Carnaval de 1953 em Francisco Beltrão, da esquerda para a direita João Miecoanski com acordeom, Metzler com pandeiro, genro do Varoni com violão, Rosinha Tarouco, Olga Varela Rainha do Carnaval e sua irmã Sílvia Varela.

O tradicionalismo sempre esteve presente na vida de João Miecoanski, ele foi um dos fundadores do CTG Recordando os Pagos, juntamente com renomados tradicionalistas como Pedro Marcon e Luiz Fernandes.

 

“Toquei uns três bailes de graça no Parque de Exposições, para arrecadar fundos para construção (do salão) do CTG ”

 

Leocádia e João Miecoanski em 2002. Fotografia do pesquisador Antonio Alves Pereira.


Mais tarde montou o Conjunto Pai João, apelido que foi dado ao gaiteiro pelas prendas e peões, quando João tocava gaita nas aulas de dança, o apelido surgiu pois ele era considerado um grande companheiro, um pai, para os jovens que faziam as aulas.

A família herdou de João o amor pela música, o filho Adelar segui carreira no gênero Rock n’roll e o neto Cassio, segui os passos do avô na música tradicionalista.

Participava com frequência do Programa Piquete Criolo na Radio Princesa, a convite do tradicionalista Luiz Fernandes.

 João Miecoanksi faleceu em 01 de março de 2003 em Francisco Beltrão-Pr.

____________________________


Redação e Pesquisa histórica: @Packardbruno


Pesquisa realizada com acervos do
Departamento de Cultura 
Memorial de Francisco Beltrão
Jornal de Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER

  GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER Guilherme Antônio Pariz Lima nasceu no dia 02 de março de 1999 em Francisco Beltrão-PR, filho de Anto...