“Conhecendo o Artista como ele É”. VALDIR SANTOS ZUCHI (In Memoriam)


VALDIR SANTOS ZUCHI
(in memoriam)
* 02 de outubro de 1957
+ 11 de agosto de 2005

Gaúcho de Erechim, filho de Maria Ozília e Eduardo Luiz Zuchi, nascido em 01 de outubro de 1958 Valdir Santos Zuchi chegou a Francisco Beltrão com 18 anos de idade e apaixonou-se por este polo cultural. Iniciou sua carreira profissional como garçom, conhecendo e mostrando a arte do bem servir, logo foi requisitado para gerenciar restaurantes cidade como Boi na Brasa, Restaurante do Nono, Verdega e TIP-TOP, Valdir era um estudante autodidata e profundo conhecedor da culinária internacional e preparou menus de réveillon para famílias tradicionais de Francisco Beltrão dentre elas: Pécoits, Franciosi, Davóglio, Karam de Araújo e Camilotti, além desta, serviu por seis meses a família do Ex-Governador do Paraná Jayme Canet Junior organizando buffets.

Iniciou a careira nos palcos na Cia. De Teatro Brasileirinho e também foi ator do grupo de Teatro Espelho da Vida entre 1988 e 1996 onde representava com grandeza personagens seja em palco de teatro, ou performances em eventos sociais, participou em performances nas edições da FENOBEL (Feira de Negócios e Oportunidades de Francisco Beltrão), dos Jogos Estudantis de Marmeleiro e viajou com a Cia. Thespis para o Festival Nacional de Teatro de Vitória da Conquista- BA em 1996.

Zuchi era um exímio decorador e escultor, transformava materiais muitas vezes descartados em obras de arte que lhe renderam prestigio social e muitos prêmios. Desenhava faixas, letreiros, cartazes, realizava pinturas decorativas em vitrines de lojas da cidade, fazia  trabalhos com cordas e esculturas com isopor ou fibra de vidro, as obras de Valdir Zuchi davam a Francisco Beltrão um charme a mais e como ele mesmo dizia: “A vida pode ser monótona, mas como diz o ditado popular: Qualquer toco enfeitado fica bonito”.

Formou-se como Modelo e Manequim, desfilando para lojas da região e realizando ensaios fotográficos para editoriais de moda, os que conviveram com sua pessoa lembram da elegância, vaidade e do bom gosto de Valdir.

Nos carnavais Valdir era muito requisitado para fazer a decoração dos salões da AJUB (Associação da Juventude Unida Beltronense), Marrecas Clube e do Santa Fé Clube de Campo, também fazia decoração para os carnavais promovidos pelo Departamento de Cultura de Francisco Beltrão desde meados da década de 1990. A sensação dos carnavais era saber com qual fantasia Valdir desfilaria, certa feita, apareceu em um traje representando o Rei Luiz XIV da França “O Rei Sol” esbanjando elegância e criatividade, a fantasia chamou a atenção pois reluzia em resplendores dourados beleza e elegância com seus quase 2,5 metros de altura.

Na nefasta madrugada dia 11 de agosto de 2005 Valdir Santos Zuchi despediu-se para sempre dos palcos da vida, sua morte de forma violenta incentivou os ex-colegas de palco da através da ONG THÉSPIS a requererem à administração municipal de Francisco Beltrão, que fosse criada a Lei Municipal 3346/2007, que  instituiu que no dia 17 de maio, no âmbito do município, o Dia Municipal Contra a Homofobia.

Valdir Zuchi, foi uma daqueles seres inspiradores, foi intenso, teve amigos, admiradores, fãs e pretendentes, ele amou intensamente sua família e por ela foi e será eternamente amado.

Pesquisa e redação - Bruno Packard @packardbruno

Os Documentos e fotografias utilizados para elaboração desta matéria foram gentilmente doados por Vilmar Mazzetto ao Memorial de Francisco Beltrão.

Projeto Conhecendo o Artista como Ele é









Em sua homenagem existe a Rua Valdir Santos Zuchi localizada no Loteamento Cesari em Francisco Beltrão-Pr.



 4º Festival Nacional de Teatro: Valdir Zucchi e Vilmar Mazzetto em cena com a peça SUETA LATAN.




Valdir S. Zuchi na ponte da Praça Tancredo Neves em Vitória da Conquita-BA, cidade em que visitou para participar do Festival Nacional de Teatro de 1996.




 Valdir recebendo o certificado de conclusão do curso de Modelo.


Valdir Zuchi em ensaio fotográfico realizado na ocasião do seu primeiro desfile de moda na década de 1990.



Valdir contracenando com a renomada artista beltronense Cristina Partichelli em uma edição dos Jogos Estudantis de Marmeleiro-Pr. na década de 1990.




Decoração da Escola São Francisco de Assis, na cidade de Francisco Beltrão, feita por Valdir Zuchi para o natal de 1996 (Atual escola Betel)



Valdir finalizando escultura de uma xicara gigante, encomendada pelo Italo Supermercados de Francisco Beltrão-Pr.



 
Valdir (de colete preto) com seus colegas de trabalho no Restaurante do Nono em Francisco Beltrão-Pr. Década de 1990.



Valdir Zuchi (roupa branca) e seu diretor teatral e amigo Vilmar Mazzetto em uma festa de aniversário de Mazzetto na década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER

  GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER Guilherme Antônio Pariz Lima nasceu no dia 02 de março de 1999 em Francisco Beltrão-PR, filho de Anto...