“Conhecendo o Artista como ele É”. CALUDIR URBANO DA SILVA

CALUDIR URBANO DA SILVA
Caludir Urbano da Silva nasceu no dia 14 de setembro de 1965 em Dois Vizinhos. Filho de Meloni Urbano da Silva e Dalma Raimundo da Silva, casado com Odenir Dias Teixeira e pai de Marco Aurélio e Vinícius, avô de Vitor Mateus e Liz. Calunir é comunicador, tradicionalista e produtor artístico além de funcionário público do Estado do Paraná há 31 anos.
Caludir nasceu em Dois vizinhos, mas com poucos meses de vida a família se mudou para Francisco Beltrão, onde ele vive até hoje. Ele sempre gostou de ouvir músicas gaúchas e se interessava pelas tradições e costumes desde pequeno. Na adolescência estudou no Seminário de Padres e tinha pretensão de ser padre, nas folgas ficava ali pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) conhecendo um pouco dos costumes dos tradicionalistas. Aos 22 anos quando saiu do Seminário conheceu sua esposa e começou a participar do CTG (Recordando os Pagos), eles começaram a participar dos eventos tradicionalistas e sua primeira bombacha foi um presente da esposa Odenir.
Vinícius era muito pequeno quando demonstrou interesse pelo acordem, Calunir deu muito incentivo para o filho, inclusive montou um grupo de música para Vinícius e os amigos se apresentarem em bailes e festas. Na mesma época Caludir passou a apresentar e cantar nas Invernadas Artísticas do CTG, ele precisou estudar as tradições e conhecer os costumes gaúchos para ter propriedade na hora de subir ao palco e apresentar. “Sempre apreciei a tradição, mas fui buscar conhecimento sobre o assunto, pois na hora de subir no palco e apresentar eu precisava ter propriedade do que estava falando”, diz Caludir.
Em 1998 foi trabalhar em Marmeleiro, já era concursado pela saúde do Estado desde os 22 anos quando saiu do Seminário. Em Marmeleiro foi trabalhar também com a invernada artística do CTG da cidade, ficou dois anos e retornou para Beltrão. No retorno assumiu a patronagem do CTG Recordando os Pagos e foi convidado para apresentar o Piquete Crioulo pois tinha vivência de cavalgadas, era conhecedor das tradições com os estudos que fez com Paixão Côrtes e tinha experiência das invernadas artísticas. “Quando fui patrão do CTG passamos por um período difícil, tive um grande desafio, pude contribuir durante um tempo e depois dei lugar para que outras pessoas pudessem dar continuidade aos trabalhos. Pois a vida é assim: é preciso assumir, plantar a semente e depois deixar os outros dando o giro e suas contribuições enquanto nós vamos plantar novas sementes”, enfatiza Urbano.
Na década de 90 ele começou a apresentar um programa de rádio com músicas tradicionalistas na rádio Princesa, sempre com músicas de vários locais do Rio Grande do Sul, Caludir tinha necessidade de mostrar para os ouvintes outras músicas e não apenas as conhecidas como músicas de fandango. Um tempo depois foi trabalhar em Santa Izabel do Oeste fazendo um programa semanal, ficou lá por pouco mais de um ano, sempre apresentando o melhor do nativismo. Paralelo aos trabalhos na Secretaria de Estado da Saúde e os programas nas rádios, ele continuava levando os filhos para fazer apresentações em rodeios, dando incentivo e ajudando na produção artística.
As festas em comemoração ao dia do Gaúcho eram realizadas separadamente, cada CTG tinha sua Semana Farroupilha e o Exército tinha uma festa também. No ano de 2004 Caludir juntamente com o Quartel e outros tradicionalistas foram desafiados a realizar a Semana Farroupilha da Integração, a festa aconteceu no Parque de Exposições Jayme Cannet Junior e reuniu tradicionalistas de todos os CTGs da cidade. “Precisávamos de apoio do poder público para continuar, durante muitos anos realizamos a festa como dava, mas em 20016 não aconteceu. Porém em 2017 quando o prefeito Cleber Fontana resolveu abraçar nossa causa foi possível voltar a realizar esta linda festa em conjunto. A Semana Farroupilha da Integração de Francisco Beltrão se tornou grande é uma das maiores fora do estado do Rio Grande do Sul”, comenta Urbano.
Além de comunicador de programa de música tradicionalista, produtor artístico, cantor de rodeios ao lado de Mirtes Azzolini, conhecedor da cultura gaúcha ele também foi um dos fundadores dos grupos de cavaleiros. “Nos organizamos e formamos uma associação, precisávamos de um local para guardar os cavalos, os cavaleiros foram aderindo ao grupo e cada vez tinha mais bicho e faltava um local para deixar os animais, surgiu a ideia de formar o grupo de cavalgada”, fala Urbano.
Ele fala que mesmo que tivesse sido padre nunca teria ficado longe das tradições gaúchas, pois nasceu com esse amor pelo tradicionalismo e não pode se imaginar longe disto. “A cultura gaúcha é muito diversificada, muito rica, a música tem suas influências, muitos instrumentos, eu sou apaixonado por tudo isso. Não sei como seria minha vida longe das tradições, sempre fui um curioso e procurei conhecer mais para levar aos ouvintes informações sobre o assunto”, conta Caludir.
Caludir passou pela rádio Educadora em Francisco Beltrão durante alguns meses e depois foi para a recém criada Rádio Comunitária Anawin, lá permaneceu seis anos trazendo música tradicionalista para os ouvintes. Quando a Onda Sul FM começou suas atividades recebeu o convite para apresentar um programa aos domingos de manhã. Ele esta na rádio já faz 11 anos e seu programa tem quatro horas de duração. “O programa ‘Potreiro de Guaxo’ tem um compromisso cultural com o ouvinte, neste programa eu trago música de qualidade, valorizando a tradição e resgatando as raízes da cultura gaúcha. Eu penso que quando você tem um pouquinho de conhecimento precisa repartir com as pessoas, se não, não adianta nada. Estudei bastante, busquei conhecer a tradição que eu gostava e procuro passar à diante para as novas gerações”, finaliza Caludir.

Produção de texto: July Ioris

Projeto Conhecendo o artista como ele é.

#EquipeCulturaFB
















2 comentários:

  1. O Caludir representa muito bem os tradicionalistas da região. Imprime sua identidade em tudo que faz além de ser um grande comunicador!!! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Colunista colaborador da Revista Gaúchos & Birivas.
    Grande parceria.

    ResponderExcluir

GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER

  GUILHERME LIMA - ATOR E INFLUENCER Guilherme Antônio Pariz Lima nasceu no dia 02 de março de 1999 em Francisco Beltrão-PR, filho de Anto...